A carregar...

Subscreva a nossa Newsletter!

Raquel Almeida

RAQUEL ALMEIDA


FORMACÃO ARTÍSTICA

Inicia a sua formação em Dança, ao ingressar em 1980 no Conservatório Nacional de Dança de Lisboa onde permanece até 1986. Tem nessa altura as primeiras aulas de Sapateado dadas por Marlene Owens e mais tarde com Monica Lapa e Michel cuja influência foi marcante na construção de posterior trabalho coreográfico.
Paralelamente, complementa a sua formação com Dança Clássica, Dança Jazz, Barra no Chão (Escola de Dança Ruy Horta), Sevilhanas/Flamenco (Escola de Dança Belén Fernandez em Espanha e no Estúdio de Dança Sétimo Posição) e Street Dance.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL EM SAPATEADO

Com Michel faz os primeiros espectáculos, nomeadamente: Animações de Natal na Baixa de Lisboa, Animações no Hotel Meridien de Lisboa / Porto, Festas de Loures, 1° Aniversário da Discoteca Kadoc (Algarve), entre outros (disponíveis em Port Folio).
Em Televisão participou em alguns programas: “Roleta Russa”, “Há Horas Felizes”, “Miss Portugal 1998”,  “FAO”, “Sic 10 Horas” (2004/2006), “Cabaret da Coxa” (2004).
Em Cinema participou no filme “Aurelien” (2002).


WORKSHOPS DE SAPATEADO

Lesley Lockery, Lane Alexander, Derrick Grant e Kendrick Jones
Participação no New York City Tap Festival 2003 (N.York)
Participação no New York City Tap Festival 2004 (N.York), tendo como professores Ernest Brownie, Reggio McL.aughlin, Sharon Lavi,  Valéria Pinheiro, Michele Ribble, Brenda Bufolino, Susan Hebach, Montego Joe, Jeannie Hill, Lynn Schwab, Sarah Petronio, Karen Callaway Williams, Randy Skinner, Germaine Salsberg, Barbara Duffy, Jason Samuel Smith, entre outros.


PROJECTOS LIGADOS AO SAPATEADO

Em 1996, criação do Grupo de Sapateado “BANDA DO SAPATO” com actual desenvolvimento de trabalhos coreográficos, nomeadamente:
Espectáculo Infantil “Quem Apagou a Luz do Sótão?” em Outubro/97 no Auditório Eunice Muñoz, Espectáculos de Natal na Baía dos Golfinhos - Zoo (Natal 2001) Espectáculos no Casino Estoril (97/98), Espectáculo Infantil “Contar Histórias Com os Pés’ na EXPO 98, Animação no Amoreiras Shopping de Junho a Setembro/98, Festas de Loures/98, Espectáculo Infantil “Viagem Pelo Tempo” na Baía dos Golfinhos - Zoo (Natal 2001), Espectáculo Infantil “Quem Apagou a Luz do Sótão?” em Fevereiro 2003 no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz; Espectáculo Infantil “Onde está o Estrelinha?” na Baía dos Golfinhos - Zoo (Natal 2002), “Quem Roubou a Trotinete do Pai Natal?” na Baía dos Golfinhos - Zoo (Natal 2003), “Sarilhos na Ilha do Farol” na Baía dos Golfinhos – Zoo (Natal/2004), “Concha na Sopa, Não!” na Baía dos Golfinhos – Zoo (Natal/2005), “Um Milhão de Sorrisos” na Baía dos Golfinhos – Zoo (Natal/2006), estreia na Sociedade Guilherme Cossoul do espectáculo “We Will Tap You” em Janeiro/2007.

Colabora com o projecto PST.COM com fortes influências nas raízes tradicionais do Folclore de onde sobressaem o Fandango e o Jogo do Pau.
Em parceria com alguns colegas participa na criação do TAP DANCE CAFÉ.
Pertence à organização responsável em Portugal pela realização do Dia Mundial do Sapateado.